Características, sintomas e
dicas de como evitar.

Exitem algumas características comuns àqueles que fazem uso de drogas. São elas:

Mudança de humor e personalidade - Os usuários de drogas podem parecer felizes num momento e tristes no seguinte. Podem ter sentimentos fortes e aormais de pânico, ansiedade e medo. Desconfiam de todos, tornam-se irritadiços, nevosos, dissimulados, mal humorados e pouco afetuosos.

Mudança de Amigos passatempos, interesses - Dificuldade de comunicação. Os usuários de droga podem, subtamente, perder o interesse pelos estudos, esportes e demais atividades de que sempre gostaram. Mudam a linguagem o corte de cabelo e seu modo de vestir. Eles podem matar aula não fazer os deveres de casa, mudar de amigos ou afastar-se de seu círculo habitual, e ser relutantes em falar sobre seus atuais amigos e o que eles fazem.

Deterioração física e mental - Aumento dos sentidos de tato, paladar ou olfato, aumento de apetite "no caso de uso de álcool ou maconha" raciocínio ilógico ou incoerente, perda de peso. Parecem estar doentes ou cansados, apresentando sintomas de resfriado crônico, tais como olhos vermelhos, nariz escorrendo, dores de cabeça, manchas roxas inexplicáveis, sangramento de gengivas, fraquesa muscular e tremor nas mãos.

Odores e objetos estranhos - Algumas vezes, costumam deixar sinais à volta e em seus quartos, tais como: cheiros estranhos, desodorantes para encobrir o cheiro da droga, incenso, cachimbos, papéis para enrolar "baseados", etc.


Aqui vão algumas sugestões para ajudar a "fazer guerra"contra o uso das drogas.


1- Aprender tudo sobre o assunto. Quanto mais souber, mais se estenderá quanto mal podem fazer.

2- Procurar resistir a influência negativa dos colegas, trocando de amigos, mudando o círculo das amizades. Tentar envolver-se em atividades onde se encontrem pessoas, em que se tenha a impressão de estar de bem consigo mesmo.

3- Conversar, de forma construtiva, a não crítica, com os pais, filhos, amigos e professores. Ao mesmo tempo, ter sempre definidas regras firmes e limites sobre drogas, bebidas e outros comportamentos.

4- Passar o tempo, durante a semana, em família, procurando aproveitá-lo de maneira mais agradável, produtiva e criativa possível, com atividades de qualidade. O conceito principal que se deve ter é o de não começar a usar drogas. A melhor forma de evitar problemas é não experimentar. A dependência pode ser consequência de fatores tais como genética, personalidade, meio ambiente, e relações sociais, além de atingir qualquer pessoa, independente de de idade, classe social, credo ou cor. O ideal é evitar a primeira dose "sim" ou "não" as drogas é uma opção de cada um, pois é a escolha de um caminho de vida.
Ninguém pode decidir por outra pessoa, tendo-se, por tanto, que assumir a responsabilidade pelas atitudes tomadas.
Obs.: É muito mais doido, muitos mais louco, ser um doido, um doido de cara.

 

| Página Inicial | Sobre o Stop Drogas | Carta ao Jovem |
|
Caracteríticas e Dicas | Perguntas mais frequentes |

 

Mande suas perguntas ou sugestões para:
stopdrogas@dape.com.br